segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dia cinzento. Não, dia negro.


31 de Janeiro de 2011 fica marcado como um dos dias mais negros que vivi como adepto do Sporting.
Vamos por pontos:

1. O Sporting deixa sair um jogador fulcral, com um currículo que fala por si.
2. O Sporting vai buscar o Cristiano, (ex Paços de Ferreira) dispensado (ou rescindiu porque não lhe pagavam? Ninguém sabe.) do PAOK.
3. O Sporting, para colmatar a saída do seu único avançado dos últimos 7 anos, tenta Kléber e Djalma, ambos a jogar no Marítimo, sendo que o primeiro é jogador do Atlético de Mineiro. As negociações falham e Liedson (já vendido) não tem substituto. Ah não, esqueci-me! Há Cristiano.
4. É público que as negociações falham. Tão público que o Presidente do Atlético de Mineiro vem dizer que a proposta do Sporting é um absurdo.
5. Ainda há pior. É público que as direcções de Sporting e Marítimo tinham tudo acordado com Djalma (jogador medíocre, que nunca serviria para um clube como o Sporting) mas o jogador não quis rumar a Alvalade. Preferiu esperar e ficar livre para escolher para onde ir.
6. Ninguém explica nada. Ninguém dá a cara e explica o porquê da venda do nosso melhor activo dos últimos 7 anos. Ninguém diz porque não conseguimos arranjar substituto. Ninguém diz nada. No Sporting só há múmias.
7. Liedson não merece uma despedida assim, com silêncio. Amanhã haverá uma conferência de imprensa para a despedida? E se houver, será que alguém vai ter a coragem de se justificar? Não me cheira.
8. O Saleiro vai entrar mais vezes.

Hoje é um dia triste para o futebol português (à excepção da lampionagem) mas é muito mais triste para todos os sportinguistas. Porque hoje não acordaram e viram notícias do seu grande clube. Do seu grande Sporting. Em vez disso viram as notícias do sporting. Deste pequeno sporting que ninguém sabe bem o que é. Deste sporting que joga como qualquer clube de meia tabela e não domina nenhum jogo da primeira liga. Deste sporting que nem dinheiro tem para contratar um treinador e um jogador de jeito. Deste sporting que não joga um real caralho há anos e anos.
Este não é o meu Sporting. O meu Sporting é grande e traz pessoas ao estádio. No meu Sporting, qualquer equipa tem medo de ir jogar a Alvalade e só não se ganha aos clubes pequenos por manifesto azar.
No meu Sporting, é uma alegria ir à bola e vibramos com a nossa equipa. Com os nossos jogadores. No meu Sporting conseguiam-se 3 vitórias seguidas e, mesmo não sendo campeões havia sempre esperança.

Tudo isto fez mudar o meu "gosto". O clube que eu mais detesto já não são os ratinhos de esgoto do outro lado da segunda circular. Agora é este sporting. Este sporting pequeno de quem a militância foge. Este sporting que joga ao mesmo nível que a Naval, que se vê constantemente à rasca para ganhar jogos fáceis, onde se assobia mais do que se aplaude e onde é raro vermos duas vitórias consecutivas.

Está na hora de acabar com este nojo deste clube e trazer de volta o velho Sporting. Por favor.

(Pela primeira vez na vida escrevi o nome do meu clube sem letra maiúscula. Para muitos de vocês pode ser só uma palavra, mas para mim é muito mais do que isso. É uma enorme tristeza.)

1 comentário:

Binhas disse...

profundo.
No entanto, concordo.