sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Inverno da cidade das 7 colinas



Se dependesse de mim, o meu inverno nunca seria passado em Lisboa. Adoro a minha cidade e não é por já ter vivido 25 anos por estas bandas e por estar mais ou menos saturado que sinto isto.
A grande verdade é que no inverno (e também no fim do outono e princípio da primavera) Lisboa é uma cidade amorfa. As pessoas não estão habituadas ao frio e não têm o espírito certo quando este se faz sentir. Basta ir a uma cidade vizinha, como Madrid, para ver a diferença. A última vez que fui à capital espanhola era inverno e num domingo à noite vi mais pessoas na rua (mesmo em esplanadas) do que vejo em Lisboa, num sábado.
No verão já é outra conversa e somos os maiores do Mundo. Sai sempre tudo na rua, o bairro sempre cheio e a malta sabe divertir-se. Deve ser por isso que 3/4 da população fica deprimida com os fins de verão e passa o resto do ano a ansiar pela chegada da sua estação preferida.
Num Mundo ideal seria de Junho a Setembro em Lisboa e o restante algures na América do Sul/Central, mas já me contentava com um inverno num sítio frio, com pessoas que soubessem viver a vida com condições climatéricas adversas.

Sem comentários: