sexta-feira, 19 de março de 2010

Rescaldo

Aqui está um bom artigo, que demonstra bem o que se passou ontem em Alvalade, mas há algumas coisas que merecem comentários.
A primeira é o facto de não haver milagres, quando se joga com a defesa com que o Sporting jogou. Pedro Silva, Polga, Caneira e Abel (o único que é mais ou menos titular) é algo que ninguém esperava, nem mesmo el Kun. Fruto do quê? Azar, estupidez e...estupidez.
Azar pela lesão de Carriço, estupidez pela expulsão de Grimi e estupidez do árbitro da primeira mão pela expulsão de Tonel, porque se o expulsa por aquilo, sempre que há um sururu tem de expulsar 6 jogadores por jogo.
Eu não gosto de falar nisto, mas a verdade é que o Sporting (e Portugal em si) é considerado por entes superiores, muito pequeno para seguir em frente nestas alturas deste tipo de competições.
O Sporting, só este ano na Europa, foi prejudicado pelas arbitragens três vezes:
1- Nos dois jogos com a Fiorentina - que dava acesso à Champions
2- Em Liverpool com o Everton - que dava (e deu) acesso aos 1/8 de final da Liga Europa
3- Em Madrid, com o Atlético, que fez com que o seu defesa em melhor forma não jogasse na segunda mão - dava acesso aos 1/4 de final da Liga Europa.

Muita gente fala do facto dos sportinguistas estarem sempre a queixar-se das arbitragens, mas se eu desta vez não falar das arbitragens portuguesas (que prejudicando ou não também são sempre uma desgraça) penso que todos me poderão dar razão.
Mais razão me dão com o tema que vou abordar a seguir que é, sem sombra de dúvidas, a coisa mais ridícula que já se viu no futebol.
Mas quem é que, no seu perfeito juízo, tem a ideia de pôr mais dois árbitros ao pé das balizas, só para servir de desculpa para não aderir às novas tecnologias?! É uma decisão que tem inúmeros inconvenientes:
- O árbitro principal "relaxa" quando o lance se passa ao pé do 4º/5º árbitro, pois pensa que o mesmo está mais perto e deixa de ver as coisas como elas são - mentira!
- O 4º e 5º árbitros não fazem isto de borla.
- O 4º e 5º árbitros não se sentem confortáveis em tomar decisões fortes, mesmo que o lance se passe nas suas barbas (a não ser se a bola atravessar a linha de golo que, conclusivamente, é para isso que lá estão)
- O 4º e 5º árbitros não são respeitados por nenhum jogador
- O 4º e 5º árbitros não podem ser as pessoas mais inteligentes do Mundo e duvido que percebam alguma coisa de bola (visto estarem lá para ver se a bola passou ou não uma linha)
- O 4º e 5º árbitros "incitam" as bancadas a arremessar objectos para o relvado
- A mim irrita-me a movimentação destes gajos: 5 passos para a frente, 5 passos para trás, 5 passos para a frente, 5 passos para trás,...

Moral da história (e com todas as letras):
Oh Platini: Vai para o caralho!

Sem comentários: