quinta-feira, 29 de julho de 2010

O começo

Hoje começa a nova época do meu Sporting e achei que a mesma não poderia ter início sem os meus usuais comentários.
Comecemos pelas contratações:
Sempre calculei que Maniche seria boa contratação, mesmo depois do susto inicial, quando o próprio se apresentou com mais uma tonelada. A verdade é que nos dá muita experiência e tem-se visto o esforço que tem feito. Poderá dar frutos e ajudar o Sporting a fazer uma boa época. Espero que não se lesione.
Evaldo também é reforço. Certo a defender, forte porte físico e uma boa capacidade ofensiva poderão fazer dele o defesa esquerdo que há tanto tempo o Sporting procurava.
Jaime Valdés tem apontamentos muito bons, a confirmar o que já tinha visto ao serviço da Atalanta, pelo menos nos jogos contra os grandes e nos resumos semanais.
O ponto fraco desta ida ao mercado parece ser o central argentino Torsiglieri, que apesar do nome excepcional que tem e do forte porte físico, parece lento, fraco no posicionamento e no desarme. Terá de progredir muito para não ser dispensado.
De Nuno André Coelho não posso falar muito. Os poucos minutos que o vi jogar pareceram-me medianos, mas é nele que deposito esperanças de fazer dupla com Carriço, para que possamos ter um gajo alto como central.
André Santos parece-me uma boa alternativa aos titulares do meio-campo e bastante mais evoluído que Adrien.
Mas além dos reforços há jogadores que poderão render e muito esta época. Sinama Pongolle ainda não me convenceu, mas todos sabemos que ali há qualidade, resta-nos esperar. Deposito enormes expectativas em Matigol, para além de João Pereira, que com a cabeça no lugar pode fazer uma grande época.
Depois vêm aqueles que parecem ter um pé fora do Sporting. Se estivesse lá eu vendia já o Veloso por 8 milhões + Zapater, mas não vendia Yannick, cuja evolução se tem notado de ano para ano. A mim parece-me, apesar de também me irritar de quando em vez, um jogador que vai dar muito jeito esta época e que se calhar no fim da mesma valerá mais uns milhões.
E ainda há o renovado Vuk, que parece finalmente ter a cabeça no lugar.
De Liedson não há grande coisa a dizer, mas de Posti(quase)Gol a única coisa que espero é que mude esta alcunha. O aSaleirado deverá ficar para 4º ponta de lança, para entrar em alturas de desespero. A época passada fez com que merecesse este "estatuto".
Gostei de ver a equipa a jogar contra o City os 90 minutos e em partes nos outros jogos. Pressionante no último terço do terreno, com toques simples e com futebol apoiado, saídas muito boas e rápidas para o contra-ataque e bastante mais ofensiva, o que faz prever uma época bastante mais agradável que a anterior, apesar de não ser difícil.
Estaremos cá para ver.

Sem comentários: