1- Imaturidade - O maior deles todos: o facto de (como diz Manuel José) a pirâmide ter sido invertida. A equipa deveria ter seis/sete jogadores de nível, contratados, mais velhos, e três/quatro miúdos da formação para poderem crescer de forma sustentada. Passa-se o contrário…
Mais: estes jovens em vez de estarem a aprender, estão a ensinar!(veja-se o caso de Daniel Carriço).
O facto da equipa estar estruturada desta forma faz com que as coisas, quando correm mal, entrem numa expiral devido à falta de maturidade que há na equipa.
2- Paulo Bento - A sua incapacidade de criar futebol ofensivo é assustadora e os adeptos já estão saturados disso. Esta época cometeu erros demais, que quanto a mim, dariam direito a despedimento, por acumulação de estupidezes:
.O facto de Polga jogar (lesionado ou não) a quantidade de jogos que jogou, debaixo de fogo é inaceitável,
.Atacar um campeonato e (supostamente) uma champions com estes laterais e não querer ir buscar outros é obra dele,
.A constante rotatividade a meio dos jogos (jogadores a fazerem 3 e 4 posições num só jogo nunca é benéfico),
.Não retira o melhor dos jogadores, antes pelo contrário: veja-se como Vukcevic chegou ao Sporting e como está agora,
.Já é altura de mudar de táctica.
3- João Moutinho - Exijo mais dele. E não é só um bocado mais, é mesmo muito mais. O médio mais influente do Sporting, que não foi vendido para que se pudesse manter a estrutura e atacar um campeonato e champions este ano não pode fazer a época que Moutinho está a fazer. Muito fraquinho a todos os níveis.
Estes são os três principais problemas. Ficam a faltar os secundários, por isso não percam o próximo episódio, porque nós também não!
LG
Há 9 anos
4 comentários:
Acredito que o 3º seja uma causa do 1º. Durante 2 ou 3 anos Moutinho esteve a, como tu dizes, ensinar os que o rodeavam. Esgotou-se. Aliado ao facto de não haver nesta táctica uma posição que potencie as verdadeiras caracteristicas de Moutinho. Não há um "8" na táctica do sporting. Um "box and box" como diz Fernando Santos.
Moutinho no 4 3 3 da selecao no euro(ou 4 5 1 tanto faz) partiu a loiça. Os laterais são um drama de facto. Mas o principal problema do sporting é que não tem dinheiro. O sporting gaba-se (e bem) de com orcamentos muito mais pequenos ter ficado à frente do benfica e perto do porto. Mas essa diferença prolongada no tempo só tende a aumentar o fosso qualitativo. E esta é a primeira época em que se sente isso.
Sim Salvador, isto tudo fora os problemas financeiros. Mas mesmo assim, acho que fora os laterais, esta equipa com um treinador que a ponha a jogar futebol, tem qualidade para ser campeã.
discordo totalmente da qualidade do moutinho, está longe de ser o jogador fantástico que todos os sportinguistas crêem, é um jogador bom(apenas bom) que disfarçou durante uns anos com a sua juventude e regularidade(qualidade que lhe reconheço e aprecio) mas nunca poderá ser um jogador para levar o sporting para a frente ou, muito menos, que o faça sair da crise e isso sobressai no presente momento, sporting tem boa equipa, jogadores muito bons como liedson, izmailov, vukcevic, matias(é um opiniao generalizada mas confesso que vi pouco), o próprio veloso(tão mal amado) e mesmo o moutinho, mas é um facto que não está a produzir futebol, bento parece me um bom treinador mas demasiado teimoso, que não dá a mão a palmatório quando é preciso, e depois vem JEB que entrou com uma postura muito positiva em comparação com o que vemos no futebol, mas que se tem vindo a perder provavelmente influenciado pelo meio que o rodeia, as suas últimas declarações são absolutamente rídiculas e penso que nenhum sportinguista se revê nestas. Cada vez mais acho que o problema do sporting é um problema de liderança.
Enviar um comentário